quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Metrô só depois da Copa?

Impasse entre os governos adiam obras do metrô; enquanto as promessas não saem do papel, população sofre diariamente com congestionamentos nas principais vias de Belo Horizonte
Belo Horizonte vive um dilema que parece sem resposta: quando serão as obras para ampliação do metrô que atende uma parcela da cidade? O assunto é antigo, sendo alvo de promessas políticas que ainda não se realizaram. Como Belo Horizonte será uma das sedes da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, o transporte público volta a ser um tema importante junto aos mineiros.

O número de carros na cidade aumenta a cada dia. O resultado pode ser visto nos principais corredores viários da cidade, onde os usuários de transporte automotor particular e público enfrentam congestionamento todos os dias. Seria o metrô uma esperança para acabar, ou pelo menos reduzir, os transtornos diários nas avenidas da capital mineira?

PASSAGEIROS RECLAMAM
Insatisfeitos, os passageiros do transporte público reclamam do impasse em torno metro. É o que relata o estudante Willian Freitas, que depende do transporte para ir para a faculdade. “O horário é muito reduzido, às vezes perco o último trem e tenho que pegar um ônibus noturno”, reclamou.

Já quem utiliza tanto o metrô e quanto o ônibus reclama da lotação nas estações de integração “Enfrento superlotação no metrô todos os dias e sempre há atrasos na estação. É que às vezes o horário do metro não coincide com horário no ônibus”, indigna-se a recepcionista Andreza Viana, que encara o trajeto da estação São Gabriel até a estação Central.

IMPASSE
O metrô belorizontino, que no mês de agosto de 2010 completou 27 anos de operação, não consegue atender a demanda da população nas 20 estações que ligam Venda Nova ao Eldorado, em Contagem. Há projetos para a melhoria do transporte, porém a ampliação e modernização do metrô parecem cada dia mais difícil de ser concretizado.

Se por um lado o candidato à presidência pelo PSDB, José Serra, promete ampliar o metrô em Belo Horizonte; por outro a Prefeitura, cujo partido é o mesmo de Serra, anunciou a construção dos BRTs (Sistema de transporte Rápido) que supostamente terá verbas do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), a princípio para atender o crescimento da demanda a partir da Copa de 2014.

Procurada pela reportagem, a assessoria da Secretaria Políticas Urbanas de Belo Horizonte, representada pelo assessor Ronaldo Pereira, disse apenas que o projeto inicial é o BRT´s e que o metrô é de responsabilidade do Governo Federal. Já Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) não quis responder ao comentário da prefeitura e os protestos dos passageiros.
Wallyson Souza – estudante de Jornalismo
Estação Central/ Foto: Thiago Sousa Lima

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