sábado, 30 de outubro de 2010

Como as notícias são apresentadas

Afirma que o jornalismo é uma tarefa fácil de exercer é colocar a profissão num nível de baixa categoria em relação às outras profissões. Antigos e novos ingressastes na carreira analisa como é construída à notícia nos jornais. A forte ligação do jornalismo com a imagem de quarto – poder em uma sociedade que atribui a solução dos problemas às reportagens investigativas.

Para o jornalista João Vitor Xavier da rádio Itatiaia A profissão é de grande responsabilidade e que alguns desconhecem “Acho que falta a alguns um pouco de conhecimento à respeito do que é mesmo uma profissão como essa e da responsabilidade. Estamos passando por um momento de transformação e amadurecimento da democracia. Vivemos 20 anos de ditadura muito dura muito regida no nosso país inclusive para os meios de comunicação. Agora estamos vivendo um momento de liberdade absoluta e às vezes liberdade irresponsável. Então é preciso que se invista na academia, invista na universidade para que formemos profissionais cada vez mais qualificados, investigativos, mais independentes e mais responsáveis.”.


Para muitos o jornalista é um herói com capacidades de atrair para o problema a solução. Mesmo que isso não ocorra à imagem de justiça esta extremamente ligada à profissão. Dependendo de como ela é desempenhada o leitor, telespectador, ouvinte ou internauta passar a dá credibilidade a emissora. Na visão do jornalista João Vitor Xavier as dificuldades de construir uma boa matéria jornalística nasce e permanece desde o início e por toda carreira, mas para ele é possível construir um jornalismo com responsabilidade social. “Eu acho que a melhor maneira de ter responsabilidade social é fazendo bem o seu trabalho com ética com lisura com transparência, buscando que os fatos sejam apurados da melhor maneira possível. Divulgando escândalos irregularidades.”
Jornalista João Vitor Xavier

O jornalismo no Brasil tem agora uma grande missão, que é sobreviver diante das criticas que são feitas aos jornalistas recém formados. Apartir da não exigência do diploma para exercer a profissão o fazer jornalístico tem que ir além da ideia de justiça.


Afirma que jornalismo é realmente o Quarto Poder é dar aos jornalistas a responsabilidade de comandar a justiça. Para o historiador George Boyce a imprensa atuaria como um elo indispensável entre a opinião pública e as instituições governantes.

O jornalismo é visto como uma forma de reprimir algumas injustiças realizadas pelos governantes, mas será que é realmente essa a função de quem em muitas das vezes tem usado do sensacionalismo para construir uma noticia.

“Eu não acredito que esse seja o caminho do jornalismo. O caminho do jornalista é informar trazer as questões para o debate publico e não fazer uma condenação previa ou absolvição. Cabe a justiça julgar e condenar.” Justifica João Vitor.

A pirâmide invertida pode ser usada da forma sensacionalista ou até mesmo para prender um leitor a ler uma noticia que muitas vezes não tem tanta importância para ele, mas a forma como a notícia é apresentada ao leitor, ela pode prender atenção pelo excesso de repetição da informação.


Estudante de jornalismo Alcione Inácio


Alcione estudante do quarto período de jornalismo observa o uso da pirâmide invertida como uma forma de induzir o leitor ao conteúdo da notícia. Para ela muitas vezes o que prevalece na construção da maioria das notícias nas emissoras é o sensacionalismo. Alcione relembrou casos que a imprensa atuou como julgadores de determinados crimes. E quando não tomou posição de um lado da situação deu mais importância a um fato do que outro. Para ela o esquema usado para seduzir os leitores pode até colocar atraz das grades inocentes ou até mesmo provoca morte. “Como foi o caso da garota Eloá Cristina Pimentel, que foi morta pelo seu ex-namorado Lindemberg Alves que sequestrou a garota. Algumas emissoras deram muita importância ao caso e deu uma cobertura exagerada, talvez Lindemberg tenha se sentido um mocinho que aprisionou a mocinha em nome de uma grande paixão.” Ela se refere ao sequestro que ocorreu em São Paulo em 2008, o qual um ex-namorado de 22 anos prendeu ex-namora de 15 anos no apartamento onde ela vivia com seus pais. Infelizmente o caso acabou trágico, pois a garota foi assassinada.
Para Alcione quando o jornal impresso quer vender notícia ela apodera friamente da pirâmide invertida “quando o jornal impresso é feito com a formula pirâmide invertida, onde lide, sublide desenvolvimento e fechamento seguem uma seqüência cronológica. É uma forma usada para vender notícia.”.


Maria Cleoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário