segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Quem torce pelo Atlético não é torcedor é Atleticano

Futebol é paixão dos brasileiros. Em Minas Gerais, especificamente, um dos grandes clubes de destaque nacional e internacional é o Clube Atlético Mineiro. Todavia, como torcer por uma equipe que quase não tem títulos de expressão e que já caiu para segunda divisão do Campeonato Brasileiro e em 2010 luta para não cair de novo?

Bem, essa resposta só um bom atleticano por te dar. Ainda mais aqueles mais velhos, que viram o Galo conquistar seu único título nacional. Soma-se ao título de 1971 apenas mais dois torneios sul-americanos e um Campeonato Brasileiro da segunda divisão. Além deles, são quarenta títulos estaduais.

Em “tempos de vacas magras”, os mineiros devem pensar como responder à seguinte questão: Como torcer por um time que não tem tantos títulos se comparado, por exemplo, com o arqui-rival Cruzeiro Esporte Clube? A resposta pode gerar divergência, mas o que todos concordam é que a fidelidade da torcida é, de fato, o troféu mais importante que o galo ganhou. Se na primeira ou segunda divisão, seja em casa ou a milhares de quilômetros de distância, a torcida está sempre presente.

É um verdadeiro fenômeno, por isso a torcida é considerada uma das mais fanáticas do Brasil. É um amor incondicional pelo time. Mas que torcida é essa?  Nenhum sociólogo explica, mas posso garantir que a paixão começa do berço, ganha força com o calor do estádio a partir de uma emoção que só mesmo quem é atleticano consegue transmitir. “Amor sincero ao alvinegro,” garantiram os atleticanos.

Wallyson Souza - estudante de Jornalismo

2 comentários:

  1. rsrs..Parabens Wallyson, adorei o texto, não sou atleticana, mas tenho que concordar plenamente com tudo que foi revelado aqui.

    ResponderExcluir
  2. Que tipo de argumento é esse? Faça a sua pesquisa. O Atlético-MG é considerado pela revista Placar como o time que conquistou mais títulos oficiais no século XX. Se fizermos uma contagem, mesmo considerando a péssima última década do Atlético, o time ainda tem mais títulos oficiais do que o Cruzeiro.

    ResponderExcluir