quarta-feira, 24 de novembro de 2010

COMBATE AO CRACK RASGA A FANTASIA DO DEIXA PRA LÁ NO SUL DO PAÍS

Sete instituições públicas e privadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina assinaram nesta terça-feira, 23 de novembro, o protocolo de cooperação para a fundação do Instituto Crack Nem Pensar, organização que pretende ser referência na produção de conhecimento para o enfrentamento da droga. Realizado no Salão Nobre da sede da RBS, em Porto Alegre, o ato teve
presença confirmada de todos os parceiros e do presidente do Grupo RBS,
Nelson Sirotsky.




Com sede inicialmente em Porto Alegre, o Instituto Crack Nem Pensar será uma organização de direito privado sem fins lucrativos voltada à produção e disseminação de conhecimento e à capacitação de agentes sociais para atuar no combate às drogas nos dois Estados.



A governança, a estrutura e o modelo de operação serão definidos nas próximas semanas.

O ato marca ainda a finalização da segunda etapa da campanha “Crack, nem pensar”, lançada em maio de 2009 pelo Grupo RBS, cujo principal foco é a prevenção.

“A campanha contra o crack alcançou um resultado extraordinário nos dois Estados e agora é uma luta de todos. Estamos muitos satisfeitos em ver que a grande mobilização da sociedade será mantida por meio do Instituto Crack Nem Pensar, uma instituição que nasce para reduzir a carência de informações e treinamento sobre as drogas no País e, tenho certeza, em breve será uma referência nacional para profissionais da área, destaca Nelson Sirotsky.

Projeto Observatório sobre o Crack e outras Drogas

Uma das primeiras ações será a criação do Observatório sobre o Crack e outras Drogas, um centro de referência que contará com um banco de dados para mapear as práticas no RS, SC e no Brasil.

 Todas as informações serão centralizadas em um site, produzindo indicadores sobre o assunto.

Também serão lançados em 2011 dois concursos: de monografias nas mais diversas abordagens como saúde, assistência social e jurídico, e de projetos, para alunos e escolas de Ensino Médio.

Em um segundo momento, o Instituto Crack Nem Pensar viabilizará a capacitação de agentes sociais para atuar na prevenção contra a droga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário