terça-feira, 3 de maio de 2011

Uma etapa a menos e experiência a mais

Após um semestre de trabalho, a revista e o jornal feitos pelos alunos de jornalismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix estão prontos

Marilia Soldatelli Britto
Agência Conceito

O segundo semestre de 2010, incluindo parte das férias escolares, foi dedicado à criação dos primeiros veículos de comunicação impressos desenvolvidos pelos alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Todo o processo, desde as entrevistas, criação, edição e revisão de textos até as fotos e a diagramação foram de autoria dos alunos, coordenados pelos professores. Participaram deste projeto estudantes do primeiro ao sexto período.

REVISTA
A escolha do tema da revista Urbano foi relativa à cidade de Belo Horizonte, vista de diferentes ângulos.

O professor do curso de jornalismo, Ivan Satuf, classifica revista e jornal como “produtos nobres do jornalismo” e comenta sua participação no projeto, “foi o primeiro projeto pedagógico do gênero que participei e se foi um desafio para alunos, foi certamente também para professores”.

Por ser o primeiro projeto desta área no curso, o professor explica o que encontrou pelo caminho. “Sabemos das dificuldades de se começar um projeto do zero. Por ser o primeiro tivemos algumas dificuldades, mas que foram superadas tanto por alunos quanto professores. Foi uma iniciativa que vingou, conseguimos manter o projeto, tanto que este ano terá de novo”.

Responsável pelas pautas, apurações e edição das matérias realizadas pelos alunos, finaliza dizendo que “o trabalho agora será mais fácil, pois já tem um projeto editorial definido, formatação e diretrizes claras. A Instituição comprou a ideia e a gente entrou com o compromisso de dar conta do recado. E que bom que a gente conseguiu!”.

JORNAL
Já no jornal Identidade os alunos exploraram assuntos de interesse da sociedade, como política, problemas urbanos, saúde e outros.

Daniela Meira Nunes Figueiredo, aluna do quinto período de Jornalismo, de 26 anos, participou do processo de criação do Jornal Identidade, tanto como jornalista como fotógrafa. “Foi uma experiência única, que só fez com que eu amadurecesse profissionalmente. Tive a oportunidade tanto de escrever uma matéria como de exercer o hobby de fotógrafa”.

Comentou ainda como é criar um jornal, “é um processo que exige muito cuidado. Primeiro pela questão das matérias, o que entra e o que sai. Depois a edição, e a finalização com a revisão ortográfica e de concordância, que demandam muito tempo e concentração”.

A aluna explicou a importância de a fotografia estar em sintonia com a matéria, “a escolha das fotografias exigem certa experiência do fotógrafo para conseguir conectar a imagem com a matéria. Caso contrário a foto tem que ser refeita, como foi no caso dessa edição, que fiz fotos inclusive em matérias que não são minhas”.

Clique AQUI e veja o jornal e a revista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário