terça-feira, 3 de maio de 2011

Jornalismo recebe conceito 4 em avaliação do MEC

Danilo Viegas
Agência Conceito

O curso de Comunicação Social - habilitação em Jornalismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix recebeu, abril de 2011, a primeira visita do Ministério da Educação (MEC) para a avaliação. O curso obteve conceito 4, de um total de 5. Docentes e discentes comemoraram a avaliação como um reconhecimento ao trabalho desenvolvido desde 2008, quando o curso foi criado.

O que faz o curso de jornalismo do Izabela Hendrix ser singular, e agora reconhecido como um dos melhores de Belo Horizonte, é o seu sistema modular. Ao longo de quatro anos, o futuro jornalista estuda todos os processos da comunicação separadamente. Cada mídia específica é vista e aprofundada dentro de um semestre, fazendo com que haja a multidisciplinaridade na matriz acadêmica.

Para o coordenador do curso, Luiz Lana, o diferencial do sistema modular está principalmente em dois pontos. “O aluno se forma com uma noção humanística mais aprofundada. O estudante do Izabela faz sete projetos experimentais, o que é incomum entre as faculdades de Comunicação”, comentou. Ele listou que os projetos são realizados nas seguintes áreas: impresso (jornal e revista), rádio, comunicação institucional, TV e web. Para ele, a novidade faz com que o portfólio para o mercado seja consistente, o que ajuda na procura do primeiro emprego.

O conceito alcançado na avaliação do MEC certifica a qualidade dos serviços prestados pelos professores. Luiz Lana ainda ressaltou: “Espero, na verdade, que a nota funcione como atestado que estamos no caminho certo”.

Aposta e incentivo da instituição
A inovação do curso parte também dos princípios educacionais da Instituição Metodista Izabela Hendrix. Aliando tradição e modernidade, o colegiado da Pró-Reitoria investe em soluções que os aproximam mais dos conceitos modernos de educação, tornando-os parceiros dos estudantes em busca da excelência no ensino.

É nisso que acredita Márcia Amorim, Pró-Reitora Acadêmica da instituição: ”Investimos em uma educação que se integra pelos conteúdos e também pelo serviço e prática no decorrer da vida acadêmica”.

Amorim reforça também o apoio da instituição no conceito inovador proposto pelo corpo docente; “Apostamos no modelo modular, que inclui todos os que desejarem fazer aquele módulo sem classificá-los como ingressantes ou veteranos. Esta integração é enriquecedora para todos porque aprendem com as diferentes formas de ver cada assunto abordado em sala, independente do tempo que já está no ensino superior”, pontuou. A Pró-Reitora considera que a nota 4 da Avaliação do MEC comprova que este modelo inovador é um bom caminho a ser seguido pelos outros cursos da instituição.

Agência Conceito: criatividade em prática
Outro grande diferencial é o projeto experimental de extensão do curso de comunicação social é a Agência Conceito de Comunicação Integrada. Unindo futuros Jornalistas e Publicitários, a agência presta serviços para os quatro núcleos acadêmicos do Centro Universitário Izabela Hendrix: Arte e Tecnologia, Gestão Social e Humanidades, Ciências Biológicas e Formação Docente. Isso aproxima os alunos e professores na execução de ações que têm caráter integrador.

Para os alunos é visível o ganho: a qualidade da formação é maior, pois são estimulados a todo instante a entender os pensamentos diferenciados entre todos os “atores” desta produção de conhecimento e a propor respostas que sejam adequadas ao grupo.

Marília Britto, estudante do 6° período de jornalismo, destaca os avanços conquistados pelo curso desde o seu início. Diz que por ser um curso novo, houve algumas dificuldades no começo, mas ressalta que os professores sempre se mostraram cada vez mais empenhados em acrescentar aos alunos diferentes formas de conhecimento. “Aqui a gente aprende um pouco de tudo, ninguém sai daqui sabendo fazer só uma coisa. Hoje eu faço dois estágios e se eu devo isso a alguém, certamente é aos meus professores e ao que a instituição me proporcionou até agora”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário