segunda-feira, 27 de junho de 2011

O que você faz no banheiro público?




O que você faz entre quatro paredes é problema seu. O que você faz no banheiro público vira problema seu e meu.

Entrar em um banheiro público e ver o chão molhado e cheio de papéis ou encontrar “lembrancinhas” nos vasos sanitários não agrada a ninguém. Cansados desta situação, um grupo de alunos do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte, levantam uma campanha pelo melhor uso dos banheiros na Instituição.

Para analisar melhor o problema, os alunos fizeram observação direta e pesquisa com usuários e funcionários de limpeza. Foi constatado que 40% das pessoas não dão descarga e 87% dos usuários jogam papel no chão. Números alarmantes, não?




Com base nos dados apresentados, foi criada uma campanha de conscientização sobre o uso dos banheiros públicos. Uma intervenção no pátio foi feita com o objetivo de mostrar que os banheiros são de uso comum e os maus hábitos dentro desses locais afetam a todos que os utilizam. Nessa intervenção foram apresentadas duas situações: uma sala de televisão onde um ator jogava vídeo game e comia, espalhando restos de comida e sujeira pelos móveis e pelo chão. O rapaz está em sua casa e faz o que quer, já que esse é um espaço privado e o que ele faz afeta somente a ele mesmo. Em um segundo espaço havia um banheiro público, onde várias pessoas entravam e saíam, jogando lixo e molhando todo o chão. A intervenção e os dados da pesquisa culminaram no vídeo abaixo.

A ideia é conscientizar as pessoas que manter o banheiro limpo é papel de todos. Se você apoia esta ideia, divulgue-a!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário